terça-feira, 7 de agosto de 2012

Maratona Escolar Ariano Suassuna em parceria com a ABL



A SME lança para alunos dos 8° e 9° Anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, a Maratona Escolar Ariano Suassuna em parceria com a ABL, que participarão de palestras dos imortais da Academia e irão escrever uma redação sobre a obra de Ariano Suassuna.
A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, e os imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) Evanildo Bechara, que representou a presidente da entidade, Ana Maria Machado, Arnaldo Niskier e Carlos Nejar, lançaram a Maratona Escolar Ariano Suassuna, dia 10 de julho na sede da ABL, no Centro do Rio. Em parceria com a Academia, a Maratona Escolar faz parte do programa Rio, uma Cidade de Leitores, que tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores das escolas da Prefeitura.

Este ano o tema da maratona é o professor e dramaturgo Ariano Suassuna.


Data: 16/08/2012
Local: Núcleo de Artes Professor Souza da Silveira
Público Alvo: 6° ao 9° Ano

sábado, 4 de agosto de 2012

Pacto Carioca pela Alfabetização / 5ªCRE





Pacto Carioca pela Alfabetização na 5ªCRE



A abertura da Semana de Alfabetização trouxe para todos mais enriquecimento, troca de experiências e muita aprendizagem!



Entrada da 5ª Cordenadoria Regional de Educação
Segundo Sirléa e Tatiane Machado, elementos da GED/5ªCRE, a “Educação Infantil tem um papel fundamental na Educação básica das crianças, onde o lúdico e o imaginário têm um papel relevante. Então, é indispensável trabalhar bastante o lúdico, os jogos, brincadeiras, não deixando os “conteúdos” de lado, até mesmo porque a aquisição desses virá de forma natural, sem massificar ou atropelar as fases, de acordo com a maturidade de cada um. Os jogos, as brincadeiras não são apenas brincar sem propósito, sem objetivo. Através das brincadeiras, construímos regras, limites, respeito.

Já dizia Vygotsky:

A situação imaginária de qualquer forma de brinquedo já contém regras de comportamento”. Além desses conceitos, a criança desenvolve sua capacidade de pensar, passando a representar, simbolicamente, suas ações e também suas atividades motoras. O uso da imaginação, entre outras atividades lúdicas, são de grande importância e influenciam no desenvolvimento cognitivo e, também, o equilíbrio emocional.


1º dia  _Encontro com Professores de Educação Infantil



2º dia _ Encontro com Professores do 1º ao 3º Ano



3º dia _ Encontro com Diretores de Escolas da 5ª CRE


Sirléa e Tatiane Machado serão as responsáveis pela divulgação das ações da GED neste espaço virtual.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Objetivos e Ações: Blog da GED/5ªCRE


Nosso objetivo é disponibilizar mais uma via de acesso às informações, compartilhando com escolas e professores, endossando todo processo de democratização da Secretaria Municipal de Educação.

Dessa maneira, esperamos enriquecer e fortalecer os laços entre os educadores e Gerência de Educação da E/SUBE/5ªCRE.

Bem Vindos ao Blog da GED!

A 5ª Coordenadoria Regional de Educação tem o prazer de apresentar o Blog da GED!

Este blog será o espaço onde compartilharemos os eventos e atividades irmanadas pela GED/5ªCRE.

Sejam todos bem vindos!